A HIERARQUIA ESPIRITUAL E OS OVNIS


A HIERARQUIA ESPIRITUAL E OS OVNIS


“Antes que existisse a Terra, mundos sem conta haviam sucedido a mundos e, quando a Terra saiu do caos dos elementos, o espaço estava povoado de seres espirituais em todos os graus de adiantamento, desde os que surgiam para a vida até os que, desde toda a eternidade, haviam tomado lugar entre os puros Espíritos, vulgarmente chamados de anjos.”(A Gênese, Allan Kardec, cap. XI, pág.210)



 Tudo no universo, está em constante evolução, portanto profundamente hierarquizado e sitematizado. Em um universo existem também os ciclos alternativos de expansão e retração evolutivos, sendo assim,  é perfeitamente lógico e natural que existam inteligências de diversos  níveis atuando e influenciando os sistemas e os planetas de uma maneira geral. Encontramos em nosso estudo várias passagens nas escrituras que fazem alusão a este tipo de hierarquia, que na realidade servem-nos de referencial para entendermos que a evolução é constante, mola mestra que nos impulsiona para degraus maiores da evolução cósmica. Na qual Cristo nos espera e nos conduz pacientemente desde antes da criação do mundo(Efésios cap.1, v3). Contudo a igreja e seus teólogos dogmáticos quiseram entender que Deus teria privilegiados seres criando-os à parte de todo o processo natural do universo que é a lei da evolução, através do esforço e do conhecimento o ser conquista novos horizontes, que lhe permitirão o entendimento necessário das diretrizes maiores, que aguardam a sua co-autoria nas obras do criador excelso da vida. Existem ordens angélicas classificando os anjos dos mais próximos aos mais afastados de Deus ou do poder divino e segundo a hierarquia dos teólogos tendo como base algumas referências bíblicas temos na ordem de perfeição: serafins(Isaíascap.6,v.2), querubins(Gênesis,cap.3,v.24),tronos(Colossenses,cap.1,v.16dominações, virtudes, potências(Efésios,cap.3,v.10), arcanjos(Tessalonicensescap.4,v.16) , anjos (I Pedro cap.3,v.22).







Anjo





Arcanjo




Dominação



Potestade



Virtude




Principado




Querubim




Serafim

            Na alta Idade Média, era moda discutir-se sobre os Anjos interminavelmente. Tratados e súmulas eram organizados, e não admira que eles tenham sido divididos em hierarquias tão rígidas quanto a dos senhores feudais da época. O sistema de classificação que acabou sendo seguido no Oriente deriva de um livro escrito por Dionísio  no século VI, sua influência na Idade Média foi enorme, sendo inclusive utilizados por  São Tomas de Aquino na Súmula e por  Dante de Alighieri na Divina Comédia. Isto posto, esses dois autores consolidaram a Hierarquia dos Anjos para a posteridade da seguinte forma.
            A primeira esfera composta por três categorias verificamos a ordem dos Serafins é considerada a mais elevada dos seres angélicos e são geralmente representados com seis asas, rodeados por chamas de fogo; possuindo poderes de purificação e iluminação. Os Querubins são conhecidos como guardadores dos registros sagrados e ajudam para que o plano divino seja cumprido. Dizem que são os guardiões da luz e das estrelas, representados por quatro asas.Os Tronos são considerados os anjos da guarda do planeta e representados por uma roda de fogo.
            A segunda esfera dos sacerdotes príncipes da corte celestial encontramos os Domínios ou Dominações são os executivos, os governantes de todos os grupos angélicas situados além deles. Os domínios decidem o que vede ser feito para cumprir a vontade divina, incluindo as obrigações cotidianas. Tudo fazem para que o universo continue sua trajetória habitual embora recebam ordem dos Querubins e raramente entrem em contato com pessoas, ainda assim ligados à nossa realidade. Tem como símbolos o cetro e a espada que representam o poder divino sobre toda a criação.
            As Virtudes ou Autoridades, tem a capacidade de transmitir grande quantidade de energia divina. Imersas na força de Deus, as virtudes derramam bênçãos do alto, freqüentemente na forma de milagres. Conhecidos como os brilhantes, as virtudes são sempre associadas com os heróis e aqueles que lutaram em nome de Deus e da Verdade. São responsáveis pelo reino mineral. As Potestades ou Poderes, são os portadores a consciência de toda a humanidade, os encarregados da história coletiva. São responsáveis pela ordem e geralmente aparecem com espadas flamejantes e são responsáveis pelos quatro elementos (fogo, ar, água e terra). Já na terceira esfera dos anjos ministrantes, temos os Principados são anjos integradores, encarregados da nações e das grandes cidades. Carregam cetros e cruzes e sua principal missão é de vigiar as lideranças, são os responsáveis pelo reino vegetal. Os Arcanjos, também denominados de Espíritos Planetários são os responsáveis pelo reino animal. Dentre os mais conhecidos temos; Gabriel, Miguel, Rafael e Uriel. São considerados os mensageiros que trazem a palavra divina aos homens.Os Anjos, estão mais próximos da humanidade e mais preocupados com as nossas questões. Mensageiros de Deus, cuidam do coração dos homens. Sua missão é proteger e guiar o homem para a glória de Deus. Observamos que é perfeitamente normal os níveis superiores de consciência enviarem intermediários à Terra, para desempenharem algum tipo de missão no planeta. Em Apocalipse cap.1,vs. 1 e 2, o Evangelista  João recebe um anjo, ou seja, um mensageiro que é portador de uma mensagem de Jesus: “REVELAÇÃO de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João, o qual atesta a Palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo tudo o que viu.” Foram essas mesmas hierarquias que levaram os dez mandamentos a Moisés, segundo Paulo de Tarso em Gálatas cap.3,v.19, Paulo de Tarso, diz que a Lei  “ foi promulgada por anjos passando por um intermediário.”







            Segundo o “Livro dos Espíritos”, essa hierarquia é imposta e reconhecida pela superioridade moral que cada Espírito exerce sobre o outro. Na evolução rumo a perfeição relativa esses mesmos Espíritos que se encontram dentro dessas classificações que a nossa Bíblia bem descreve progridem e encarnam em mundos que lhes são próprios de acordo com seu grau de evolução, podendo encarnar em mundos inferiores em missão. Destacamos como exemplos Espíritos que se encontram em grande evolução espiritual como o de Alcione, personagem do livro “Renúncia”, de Emmanuel, oriunda de um mundo superior do sistema de Sírius; Lívia, esposa do Senador Públio Lêntulus, personagem do livro “Há Dois Mil Anos”, de Emmanuel, era um Espírito que não pertencia mais ao planeta Terra. Partindo dessa assertiva é natural que as altas hierarquias celestes que dirigem o planeta como também o(s) sistema(s) solar(es)  desempenhem um papel missionário no  planeta Terra, visitando-nos e mantendo algum tipo de contato conosco. É o que parece dizer o mentor espiritual  Sânzio  a  André Luiz:

“A Administração Divina, dispõe de sábios departamentos para relacionar, conservar, comandar e engrandecer a Vida Cósmica, tudo pautando sob a magnanimidade do mais amplo amor e da mais criteriosa justiça. Nas sublimadas regiões celestes de cada orbe entregue à inteligência e à razão, ao trabalho e o progresso dos filhos de Deus, fulguram gênios angélicos, encarregados do rendimento e da beleza, do aprimoramento e da ascensão da Obra Excelsa, com ministérios apropriados à concessão de empréstimos e moratórias, créditos especiais e recursos extraordinários a todos os Espíritos encarnados ou desencarnados, que os mereçam, em função dos serviços referentes ao Bem Eterno.”(Ação e Reação, Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito André Luiz, pág.87, Ed. Feb).




            Como auxiliares dos Espíritos Crísticos essas hierarquias compostas por legiões de seres eminentemente sábios e altamente poderosos planejam a criação dos planetas, bem como o funcionamento dos Sistemas Siderais, com milhões de anos de antecedência. Outros, por sua vez, planejam as formas das coisas e dos seres e outros ainda fiscalizam esse funcionamento, fazendo com que as leis se cumpram inexoravelmente. Existem portanto planos de ação estabelecidos pelas hierarquias responsáveis por cada planeta, que são dirigidas por conselhos constituídos por  gênios angélicos responsáveis pela orientação e direção das nossas relações, bem como os processos de evolução de cada  Sistema que existe no Universo atendendo a cada planeta. E esse é sempre orientado segundo as suas necessidades e sua capacidade evolutiva.


 Os Ovnis são na verdade parte desse segmento de evolução planetária, sendo portanto, mais um elemento do processo e não gerador desse processo. Pois a natureza divina atua  e preside de maneira sábia a ascensão dos mundos. Portanto a idéia errônea de supressão de Deus pela figura de seres mais evoluídos é ilógica pois não explicaria a genealogia dos mesmos, ou seja, dos extraterrestres, se não fosse sem um poder criador supremo que tudo dirige. As hierarquias descritas nas escrituras são na verdade a mais perfeita idéia da comunhão dos mundos regido pelo poder magnânimo do provedor  eterno que nos humanos chamamos de Deus. 

Fonte:http://espiritismoeufologia.blogspot.com.br/2012/02/hierarquia-espiritual-e-os-ovnis.html

Comentários